quarta-feira, 22 de julho de 2009

SUPLEMENTOS PROTÉICOS (AMINOÁCIDOS) PARA EQUINOS

As proteínas são compostos formados por combinações de Aminoácidos diversos, como se os Aminoácidos fossem as letras do alfabeto, e as proteínas, as palavras. Em geral, as proteínas são compostas por 22 Aminoácidos diferentes. Todos eles são necessários para a síntese das proteínas corporais, porém alguns podem ser produzidos no próprio organismo, os chamados NÃO ESSENCIAIS, em quanto outros devem ser suplementados ou sintetizados por microorganismos do Trato Intestinal, os chamados ESSENCIAIS ou INDISPENSÁVEIS. As proteínas ricas em Aminoácidos essenciais são chamadas de proteínas de ALTA QUALIDADE. Os Aminoácidos essenciais são Lisina, Metionina, Treonina e Triptofano.
Os alimentos de boa qualidade, normalmente oferecidos aos eqüinos, junto a atividade microbiana do Intestino Grosso (ceco e cólon), proporcionam uma quantidade geralmente, suficiente de Aminoácidos para preencher as exigências dietéticas do eqüino em manutenção, porém isso pode não ocorrer em animais em lactação ou crescimento, bem como em atividades físicas, mesmo quando moderadas.
A quantidade de proteína exigida na dieta depende das exigências individuais do eqüino, como peso, fase de vida e exercícios, da qualidade da proteína disponível, como digeribilidade, quantidade de Aminoácidos Essenciais e da quantidade de ração e forragem disponibilizados. As exigências protéicas dos eqüinos, também variam de acordo com as exigências energéticas e teor energético da dieta, pois este item é um importante limitante de ingesta.
As proteínas dos grãos (ração) ou suplementos, em geral, são digeridas e absorvidas no Intestino Delgado, onde ocorre a absorção da maioria dos nutrientes, exceto a água, já as proteínas de forragens (pastos e fenos) são digeridas e absorvidas (em parte) no Intestino Grosso. Como média, as proteínas disponibilizadas aos eqüinos, possuem de 45 a 85% de digeribilidade, sendo as mais baixas, proteínas com origem em forragem, e as demais, provenientes dos grãos.
Ao contrário do que se acreditava, as exigências protéicas aumentam proporcionalmente ao aumento de atividades físicas. Este aumento ocorre por três fatores básicos, aumento do desenvolvimento de massa muscular com aumento de condição física (o mais importante), aumento de teor protéico muscular (força de contração e desgaste) e perda de nitrogênio no suor, embora as perdas de nitrogênio, diminuam com a melhoria do condicionamento físico, bem como o suor.
A quantidade e qualidade da proteína são ainda mais importantes no crescimento, ou seja, do desmame até os dois anos. Os eqüinos jovens exigem uma quantidade superior de lisina que a disponível na maioria dos alimentos tradicionais. Os Aminoácidos Metionina e Triptofano, também são normalmente mais baixos que o necessário nesta fase da vida. E ainda, no caso de potros criados somente em pastagem, e possível uma deficiência do Aminoácido Treonina. Sem dúvida, a Lisina é o principal Aminoácido do crescimento, porém, a limitação de qualquer Aminoácido Essencial, diminui a capacidade do animal, de aproveitar os demais Aminoácidos.
Na caso de éguas gestantes e lactantes, os Aminoácidos Lisina e Metionina são de extrema importância para o desenvolvimento dos potros, dos três últimos meses de gestação até os seis primeiros meses de vida (lactação).
Em casos de excesso protéico na dieta, o nitrogênio (amônia) é removido dos Aminoácidos que formam a proteína, e o restante dos Aminoácidos é usado para energia, caso não seja necessário energia no momento, este excesso é armazenado como gordura ou glicogênio, para uso posterior. A amônia é convertida em uréia, pelo fígado, e este excesso de uréia é excretado na urina. Quanto mais proteínas ingeridas acima das exigências, maior será o fluxo sanguíneo nos rins, mas isso, ao contrário dos humanos, não causa qualquer prejuízo à saúde dos eqüinos, desde que a ingesta de água seja regular.
O uso de prebióticos e probióticos, regularmente na suplementação de eqüinos, potencializam a digeribilidade das proteínas, principalmente de forragens, e estimulam a atividade microbiana do Intestino Grosso, assim, a síntese de proteínas microbianas é aumentada significativamente. Além deste fator, o uso de culturas levedurais (Saccharomyces cerevisiae), que são os pre e os probióticos, aumentam a concentração plasmática dos triglicerídeos, o que resulta na melhor utilização da gordura corporal. Em experimentos científicos, após quatro semanas de uso de probióticos, a concentração de hemoglobina pós exercício estava mais alta, em quanto o lactato e a freqüência cardíaca estavam diminuídas, isto significa que os animais apresentavam-se melhor condicionados fisicamente, e tiveram menor desgaste físico durante o exercício.
Suplementos como o ORGANNACT MUSLCE HORSE tem exatamente este objetivo, possui um quantidade ímpar de leveduras, e uma concentração perfeitamente equilibrada de diversos Aminoácidos imprescindíveis ao exercício e ao desenvolvimento de massa muscular, entre eles, os quatro Aminoácidos Essenciais. Além do desenvolvimento de massa muscular, o Aminoácido Triptofano, presente em alta concentração no ORGANNACT MUSCLE HORSE, é precursor de uma substância chamada Serotonina, que é conhecida em humanos como estimulante do “bom humor”, e que nos eqüinos induz um temperamento mais dócil e tranqüilo, sem afetar o desempenho atlético.


Henrique R. Noronha
Médico Veterinário CRMV RS 09144
Clínica e Nutrição de Eqüinos
Pampa Produtos Veterinários Ltda.
henrique@pampacomercial.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

A propaganda de um produto específico do mercado de suplementos protéicos e a ausência de qualquer argumento "contra" o uso da suplementação protéica, invalida, aos meus olhos, a validade do texto.

Henrique dos Reis Noronha disse...

Prezado Carlos, todas as críticas e sugestões são vem vindas. Quanto ao teu comentário, agradeço, e explico que este texto foi escrito para uma revista de equinos, justamente com cunho "técnico - comercial", por isso cita o nome de um produto específico. não é um texto científico, embora técnico. não acredito que isto o torne mais ou menos "valioso". obrigado.