quarta-feira, 22 de julho de 2009

REIKI E EQUINOS

Reiki é sistema milenar de cura Tibetano que se vale dos recursos energéticos universais, no qual se alcança um estado de Paz, Harmonia e saúde plena.
A Energia Vital (Universal ou Cósmica) é transmitida através do terapeuta Reikiano, que em sua formação nesta área, tem seus Chakras Coronário, Cardíaco e das mãos, ativados, possibilitando captar a energia Cósmica com grande intensidade, irradiando-a pelas mãos ao paciente, revitalizando todo seu corpo, otimizando suas funções orgânicas, e eliminando estresse, tensão, dores, processos inflamatórios, acelerando a regeneração celular em ferimentos, cirurgias e fraturas.
Sabe-se do Reiki por volta de 1800, através do Dr. Mikao Usui, na Universidade de Kioto, no Japão. Pesquisador na China, Universidade de Chicago nos USA, entre tantos outros países, sempre em busca de explicações sobre as “curas milagrosas”, ou como alguns preferem, como “Jesus curava”.
A tradução não literal da palavra Reiki quer dizer: REI a “Mais alta inteligência (espiritualidade)” e KI, energia física que animais tudo que é vivo.
O Reiki em animais utiliza as mesmas técnicas que são utilizadas em humanos, as mesmas posições dos Chakras, diferenciando-se principalmente pela postura de quem recebe, e pelo tempo de aplicação, pois nas primeiras sessões de Reiki, os animais tendem ficar inquietos, o que muda bruscamente após a terceira ou quarta aplicação, onde os animais passam a seguir o terapeuta e esperar o tratamento.
Em pequenos animais, isso fica evidente, quando cães ou gatos chegam a postar a cabeça entre as mãos do terapeuta, ou eqüinos, que mesmo soltos param na frente do terapeuta Reikiano como a esperar “algo”.
Em eqüinos, apesar o uso de Reiki ser algo muito recente, e considerado “experimental” ainda, os resultados são excelentes! Tem sido utilizado nas mais diversas situações que a clínica de eqüinos, principalmente atletas, nos impõe no dia a dia.
Cavalos de temperamento difícil, agressivos, nervosos, agitados em excesso, tendem a exigir bastante atenção do terapeuta Reikiano, até por que, em alguns casos, não é possível nem mesmo, tocar no animal nas primeiras sessões. Os períodos de tratamento são extremamente variáveis, mas em geral, tem se atingido o sucesso após a décima sessão, onde os animais passam a ser mais receptivos ao tratamento, e já demonstram “entender” o que se passa, e aceitar a presença do terapeuta. A partir deste ponto, a mudança no temperamento é vista a “grossos” olhos, notam-se os animais calmos, alguns até ganhando mais peso, melhorando a pelagem e a “expressão facial”.
Outra situação normal do dia a dia dos cavalos atletas são as dores musculares e articulares, onde o Reiki tem mostrado grandes resultados tanto na prevenção como a redução da dor. Sabendo-se do efeito regenerador do Reiki, é possível entender o que ocorre. A recuperação dos animais usando os tratamentos alopáticos convencionais, comparado aos animais usando estes mesmos tratamentos junto ao Reiki, é extremamente grande, o que deixa claro, a sua função, sem excluir os medicamentos ou terapias convencionais.
Em casos de cólicas ou outros distúrbios do trato gastro-intestinal, o Reiki é um excelente auxiliar no alívio da dor, que normalmente, é extremamente grave nestas situações, bem como na recuperação de cirurgias, evitando algumas seqüelas que são comuns após estes procedimentos! Há citações até mesmo de cura de cólicas complexas, por torção, onde o Reiki foi utilizado junto a terapia alopática, porém sem cirurgia.
Vale salientar, que o Reiki em animais ainda é muito novo, e por tanto exige muito estudo e prática de quem aplica. Também é importante que a pessoa que aplica o Reiki, seja um Médico Veterinário de formação convencional e Terapeuta Reikiano, para que possa identificar claramente os problemas a serem tratados, bem como, se a situação, de fato, é indicada para o uso do Reiki!


Henrique Noronha
Medico veterinário CRMS RS 09144
Terapeuta Reikiano

Apoio
PAMPA PRODUTOS VETERINÁRIOS

0 comentários: