terça-feira, 21 de julho de 2009

CAVALGADA DO LITORAL 2009

25ª CAVALGADA DO LITORAL – ANO 2009

Encerrou no sábado, dia 21 de fevereiro, a 25º edição da Cavalgada do Litoral na localidade de Granja Vargas em Palmares do Sul.
A Cavalgada, organizada pelo Sr. Vilmar Romeira, saiu da cidade do Torres no dia 13 de fevereiro, com destino a Palmares do Sul, contando com a participação de mais de 3500 cavaleiros e mais de 3000 pessoas de apoio, fazendo um percurso aproximadamente 200 km em oito dias, pelas praias do litoral norte do Rio Grande do Sul.
A concentração da Cavalgada foi no Parque do Balonismo em Torres, onde os Piquetes e CTG´s foram recebidos pelo “Piquete de Comando” da Cavalgada, Governo do Estado, a Secretária de Cultura Monica Leal, o Prefeito de Torres, e diversas outras autoridades e personalidades do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
A imprensa estava com forte presença na 25ª Cavalgada do Litoral com a cobertura de diversas televisões, jornais, revistas e rádios. O destaque ficou para o apresentador Lairton Pinheiro, o Marreka, da Radio Rural AM1120 do Grupo RBS, que acompanhou o percurso montado em uma mula chamada Brigitte.
De Torres a Cavalgada partiu as 7:30h para praia de Arroio do Sal, em um ótimo acampamento, com excelente recepção dos veranistas. Este foi o maior e mais difícil trecho do percurso. O clima estava ensolarado e a temperatura alta, já indicando, como seriam os próximos dias. A chegada em Arroio do Sal ocorreu por volta das 15:30h.
No domingo, no mesmo horário, a Cavalgada partiu de Arroio do Sal, com destino ao CTG João Sobrinho, na Praia do Barco em Capão da Canoa, com o clima semelhante ao dia anterior. A estrutura oferecida aos participantes, pelo CTG João Sobrinho e a prefeitura de Capão da Canoa, estava excelente. Muita sombra, água a vontade e uma paisagem fantástica junto a lagoa.
Deixamos Capão da Canoa com destinos a Santa Terezinha, na praia de Imbé na segunda-feira, onde permanecemos por dois dias, descansando. A organização local recebeu a Cavalgada com um ótimo rodeio, com tiros de laço e gineteadas e ainda o lançamento do CD e DVD do festival “O Rio Grande canta o Cooperativismo” edição 2008, que tem a finalidade de promover os valores e princípios do cooperativismo. No palco do Festival estiveram diversos cantores consagrados no meio tradicionalista como João de Almeida Neto, Jairo Lambari Fernandes, Cristiano Quevedo, Angelo Franco, Shana Muller, Pirisca Grecco, Robledo Martins e diversos outros.
De Imbé, a Cavalgada partiu para a praia de Tramandaí, onde foi recebida no antigo Terminal Turístico, com péssima estrutura. A prefeitura de Tramandaí, mais uma vez deixou a desejar. Entre os problemas mais graves do local estavam o acumulo de lixo nos locais destinados aos acampamentos, segurança dos acampamentos e dos animais, e falta de luz e água. Para terminar, o show local que foi oferecido aos participantes, não condizia com a grandeza e com os propósitos do evento, de divulgar as tradições e costumes gaúchos.
Já na quinta-feira Cavalgada partiu para Cidreira, onde foi recebida no Terminal Turístico, com excelentes shows tradicionalistas. A dificuldade deste percurso foi a chuva, que pegou muitos cavalarianos desprevinidos e sem capas de chuva. A esta altura da cavalgada já era possível observar que número de “desistências” não era baixo. Já não se encontravam alguns piquetes, e diversos cavaleiros, traziam cavalos a cabresto (puxados, sem ninguém montado).
Na sexta-feira feira, a Cavalgada deixou Cidreira com destino a Dunas Altas, a ultima parada antes de chegar para o encerramento na granja Vargas em Palmares do Sul. Já em clima de final de festa.
Viamão esteve representado por diversos Piquetes e CTG´s, durante esta edição da Cavalgada. O destaque ficou com o CTG Armada Grande, entidade tradicional na cidade, e que pela primeira vez, foi representada na Cavalgada do Litoral. O piquete do CTG Armada Grande contou com sete participantes a cavalo e mais uma equipe de apoio, que se encarregou de organizar os acampamentos e as refeições da gauchada.
Junto ao piquete do CTG Armada Grande, estava, João Paulo Pacheco dos Reis, aos 68 anos de idade, consagrado Tradicionalista viamonense, fundador e diversas vezes Patrão desta entidade, sempre muito ativo junto a UTV (União Tradicionalista de Viamão) e a 1ª Região Tradicionalista.
No trajeto entre Imbé e Tramandaí, o CTG Armada Grande marcou a presença com algo inédito nesta cavalgada. Durante todo o percurso, três gaiteiros se encarregaram da animação da gauchada, tocando gaita ponto a cavalo, entre eles, o consagrado músico e compositor viamonense Jairo Terra.
O ano que vem tem mais, desta vez, começa em Palmares do Sul e percorre o litoral até chegar a Torres. E nós estaremos lá!

Henrique Noronha
Médico Veterinário
henriquenoronha@pop.com.br

ARTIG PUBLICADO NA "REVISTA VIAMÃO" EM MARÇO DE 2009

0 comentários: